A Marca Abril Verde
Movimento Abril Verde: Da origem e dos desafios presentes.
Criado em 2014 com a proposta de promover campanhas a favor da saúde e segurança do trabalhador brasileiro, o Movimento Abril Verde firmou o compromisso de combater doenças e acidentes de trabalho, promovendo a cultura de prevenção por meio da conscientização da população sobre os agravos à saúde do trabalhador. O intuito do movimento é influenciar na sociedade diminuindo a crescente ocorrência e a mortalidade dos últimos anos, mobilizando o envolvimento das pessoas, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
O tema de promover o acesso ao trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade ganha um destaque nas novas ferramentas de gestão, no Direito e na mídia atual. É nesse contexto contemporâneo no país e no exterior que a necessidade por assegurar melhores condições de trabalho ganha o reconhecimento por parte da sociedade.
Com esse processo, surge a necessidade de representar esta causa através de uma imagem. Para obter melhores resultados na mobilização das pessoas, é preciso que a identidade visual da Marca Abril Verde traduza seu esforço de estar na altura das exigências do mercado. Afinal, como disse David A. Aaker [Construindo Marcas Fortes, 2007, página 19] “o reconhecimento e a lembrança são sinais de muito mais do que apenas a memorização de uma marca”.
A marca precisa se diferenciar. Ela também tem que ser forte, coerente e transmitir a identidade do movimento. A marca Abril Verde tem como princípio criar confiança, credibilidade e proximidade com o público, criando elementos de identificação da causa e acrescentando o conceito de modernidade, gerando diretrizes de desenho da marca.
Uma profunda pesquisa do contexto de atuação da Marca do movimento gerou um estudo que definiu a estratégia de posicionamento. A criação de uma identidade visual que conserva a cor verde escolhida para representar o mês recebeu tons atuais. Com isso, passamos a buscar uma grafia nítida que trouxesse contemporaneidade à Marca e que apresentasse linhas retas para uma melhor estética visual. Para manter uma melhor legibilidade demos preferência pelas letras em caixa baixa, que também configuram uma comunicação mais amigável.
Foram inúmeros desenhos e alternativas que foram filtrados e se concretizando aos poucos, ganhando forma, corpo, personalidade e originalidade.
Objetivo: Atrair e Reter Pessoas
As pessoas devem estar sempre no topo do organograma das instituições/empresas. Porque além de estarem mais informados, eles possuem ferramentas para verificar os argumentos das instituições e empresas e buscar melhores alternativas.
A decisão de permanecer fiel à uma instituição/empresa ou romper com ela a relação é a soma de muitos pequenos contatos com a mesma. Para que todos esses pequenos contatos resultem em fidelidade, as instituições/empresas têm de criar experiência de marca para elas, ou seja, tem que ser inovador, criar ambientes inspiradores e comodidades peculiares.
Qualidade total é o segredo para criar valor e satisfação. E assim como o marketing, ela é obrigação de todos. Marketing é a arte de atrair e reter clientes. A qualidade é a maior certeza de fidelização. Os investimentos em marketing geram melhor imagem da marca quando se estabelecem vínculos emocionais, que envolvem com causas sociais além de solidificar sua visibilidade através de propaganda e posicionamento.
Para o Movimento Abril Verde, a identidade visual será um elemento unificador em que através de um posicionamento correto da nova marca, contribuirá para sua nova imagem. A marca nova e suas aplicações identificarão, representarão e comunicarão a nova imagem Movimento Abril Verde, as quais devem ser comunicadas através de todos os itens que entrem em contato com as pessoas.
Garantindo um lugar na mente.
Criando uma forte ancora visual que seja a base da identificação da nova imagem do Movimento que o associe a modernidade e solidez, a Marca Abril Verde é formada pela soma do símbolo, logotipo e decodificador, projetado no conceito flat minimalista, com tonalidades específicas.
Este logotipo incorpora estilos de caracteres adaptados para comunicar aspectos do movimento: mobilização e conscientização sobre saúde e segurança do trabalho, que fazem parte da missão do movimento. No design existem qualidades conceituais intrínsecas que são culturalmente percebidas e que ajudam a transmitir a ideia, ao mesmo tempo em que a variedade formal provê profundidade e interesse ao conjunto de formas.
Design, Forma e Cor: Simplicidade dos elementos.
Usando forma e cor de maneira adequada na marca, podemos comunicar a imagem que o Movimento Abril Verde quer passar para seus apoiadores e participantes. Muitas transformações vêm ocorrendo no mundo atual. As novas diretrizes precisam ser informadas para o público através de uma identidade visual sólida, consistente e única, por isso criamos a logomarca com elementos de interface simples, como formas circulares e retas, e sombra diferenciada.
Foco na Tipografia
Nesse caso a tipografia é extremamente importante para assim facilitar a compreensão e interação as quais facilitam o reconhecimento da marca.
A ênfase na dinâmica da marca Abril verde está na figura simbólica composta por um clipe redesenhado e adaptado, onde a letra “A” da palavra “Abril” dá lugar à curvatura superior do símbolo; a letra “V” da palavra “Verde” dá lugar à curvatura inferior. A forma do logotipo enfoca nos aspectos de traços para que mantenha sua legibilidade, individualidade e a estética visual, resultando na escolha da família de tipos Agency FB.
Foco na Cor
A criação no design da marca Abril Verde conserva a cor verde escolhida para representar o mês, porém a paleta de cores recebeu tons atuais provocando um intercâmbio atraente.
Os tons tendem a ser pastéis e vibrantes, com aspectos que configuram luminosidade na aplicação oficial. Cores primárias e secundárias são populares e, especialmente para o contexto de atuação da Marca Abril Verde, a cor denota o tema da saúde e segurança no trabalho. Nesta interação, a tendência retro conformou-se em uma roupagem moderna e atualizada.
Abordagem minimalista
Trazendo clareza à marca nova, o minimalismo é abordado em seu design, com a tendência Flat Design (Design Plano), que defende a simplicidade e possui aspecto limpo, bordas nítidas e ilustrações planas.
A marca de design plano, sólido, fornece um ambiente nítido em um contexto conciso e direto, cogitada com o objetivo de criar um projeto visual funcional e coeso.